Serrinha

O jornalzinho

O Jornalzinho Serrinha-ba

Video

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cometa Hartley 2 será visto nesta quinta

Madrugada desta quinta por volta de 3h30, é quando Hartley 2 (também conhecido como 103P/Hartley 2) estará mais próximo da Terra. A escala de magnitude mostra o grau de brilho aparente de um astro no espaço.


Um pequeno cometa, com aparência semelhante a uma estrela fraca, pode ser observado do Brasil a olho nu até 2 de novembro. Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta de 3h30, é quando Hartley 2 (também conhecido como 103P/Hartley 2) estará mais próximo da Terra desde que foi descoberto, em 1986, pelo astrônomo australiano Malcolm Hartley, segundo o site da Nasa.

A agência espacial norte-americana está atenta ao Hartley 2 porque a missão Epoxi vai passar bem perto para fotografá-lo em 4 de novembro. No site da Nasa, o chefe da equipe de observação de objetos próximos à Terra, Don Yeomans, avaliou que é raro um cometa se aproximar tanto do nosso planeta. Segundo ele, “é bom que a Mãe Natureza nos dê uma prévia antes que vejamos o Hartley 2 em toda sua glória com alguns ótimos close-ups menos de duas semanas depois”.

No Brasil, também há expectativa de observação a olho nu do cometa ou com binóculos e telescópios domésticos. De acordo com o professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia da USP, “astrônomos amadores estão se organizando para ver o objeto esta semana. Em condições ideais (em local escuro, sem iluminação artificial), a princípio, é possível vê-lo. Esse cometa seria parecido com uma pequena mancha, comparável a uma estrela fraca”, explica.

O físico Jorge Honel, responsável pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural de São Carlos (SP), alerta que a observação deve ser feita fora dos centros urbanos. “Dependendo do tamanho da cauda, ele poderá ser visto sem telescópio, mas é preciso ter sorte de uma noite muito limpa”, disse Honel. Segundo ele, o Hartley 2 é um cometa de madrugada, com magnitude de 4.4, que orbita ao redor do sol a cada 6,5 anos.

Festival de Música promete agitar fim de semana em Feira;

Confira a programação
Além demuita música o Feira Noise esse ano vem com a proposta de discutir a produção cultural em Feira de Santana e as políticas públicas.

Acontece entre os dias 22 e 24 de outubro o Feira Noise Festival 2ª Edição. O evento será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, onde apresentará uma alternativa cultural para a população feirense com artes visuais, teatro e muita música.

O Feira Noise esse ano vem com a proposta de discutir a produção cultural em Feira de Santana e as políticas públicas, além de estimular a cadeia produtiva cultural local com intuito de fortalecer e potencializar a produção artística na cidade e na região. Debates, palestras e oficinas vão completar a programação do Festival.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

Vale prorroga inscrições para vagas de estágio até 24 de outubro

São oferecidas 1,2 mil vagas de estágio para estudantes do RJ, SP, GO, MG, BA, SE, PA e MA.


A Vale prorrogou as inscrições para 1,2 mil vagas de estágio para estudantes do ensino técnico e superior, dos estados do Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Sergipe, Pará e Maranhão. As inscrições podem ser feitas pelo site até 24 de outubro.

Para os estudantes de ensino superior serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como engenharia, geologia, administração, arquitetura, química, direito, informática, comunicação, psicologia, ciências contábeis, ciências biológicas, comércio exterior, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos, por estado, estão disponíveis no site.

Faça aqui sua inscrição.

Estudantes de ensino técnico terão a oportunidade de se inscrever também em mais de 14 cursos, entre eles eletrônica, mecânica, eletroeletrônica, eletromecânica, elétrica, química, informática, administração, meio ambiente, secretariado, administração e enfermagem.

Os selecionados iniciarão o estágio de janeiro até março de 2011 e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 400 a R$ 900 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia de 4 e 6 horas, dependendo da função.

Para participar do processo seletivo, os estudantes de ensino superior devem estar em período equivalente a dois anos para concluir o curso, ter conhecimentos de inglês e de informática.
Para os candidatos de ensino técnico, a exigência é que estejam a um ano de concluir o curso ou sejam recém-formados que ainda não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório.
(As informações são do G1)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tragédia em Serrinha: Cinco pessoas de um mesmo veículo morrem em acidente

Na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 7h35min, cinco pessoas que transitavam em uma Parati, prata, placa CHV-9853, de Osasco-SP, que seguiam sentido Euclides da Cunha/Feira de Santana, morreram após serem atingidas por uma Hilux, placa JLS-3051-Salvador.


O acidente no KM 367 da BR-116/Norte, próximo a entrada de Lamarão foi provocado pela Hilux, conduzida por Wanderson Suzart Miranda, 22 anos, residente em Salvador, que trafegava no sentido Feira de Santana/Serrinha.


De acordo com informações ele perdeu o controle do veículo e, na contramão, colidiu de frente com uma carreta de placa policial KDT-6041, de Maringá-PR, conduzida por Adão Aparecido Camilotti que transportava sal de Mossoró/RN para Maringá e teve alguns ferimentos depois que estilhaços de vidros cortaram o seu braço direito, mas foi medicado no próprio local do acidente.


A caminhonete também atingiu a Parati, conduzida pelo motorista identificado apenas como Geraldo, que segundo informações da Polícia Militar, fazia linha de Euclides da Cunha para Feira de Santana e as vítimas não usavam o cinto de segurança.


Devido à alta velocidade, a Hilux ainda colidiu com um gol, prata, JPJ-4712 - Queimadas, conduzido por Davi Barbosa de Souza Júnior que seguia de Queimadas para Salvador, onde também estavam cinco pessoas, mas apenas Dasileide Campos de Souza, 46 anos, sofreu ferimentos. Ela teve fratura exposta na perna direita.


Wanderson foi socorrido para o Hospital Municipal de Serrinha e depois transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana.


Um Fiat Strada, placa JPY-6894, também se envolveu neste acidente.


Os curiosos que estiveram presentes ao local ficaram chocados com as cenas dos corpos mutilados devido à pancada violenta.


Em instantes mais informações e fotos do acidente aqui neste Blog.


Por Cival Anjos/Fotos:Blog do Agenor Filho

Lixo é jogado próximo a um frigorífico em Serrinha


A população continua jogando lixo em frente a um dos Frigoríficos Santana próximo ao Mercadão Popular de Serrinha.


Estas fotos foram tiradas neste domingo (17), por volta das 10h30min da manhã. Um mau cheiro insuportável e a total falta de higiene estão expostos para que todos possam ver e sentir.


As autoridades sanitárias do município e do estado vivem fiscalizando os estabelecimentos comerciais. É justo fazerem isso, mas por que não fazem o mesmo trabalho de fiscalização quando a culpa é do poder público?


A população paga seus impostos e precisa ser respeitada pelos governantes e autoridades.


Por Cival Anjos

Cinco pessoas de Osasco (SP) morrem em grave acidente próximo a Serrinha

O acidente aconteceu na entrada do município de Lamarão. Os corpos das vítimas fatais ficaram presas nas ferragens. Mais de oito pessoas ficaram feridas após o acidente envolvendo uma carreta e mais cinco veículos. O trânsito está lento na estrada Serrinha/Feira de Santana.


Cinco pessoas de uma mesma família morreram em um grave acidente na BR 116 Norte, entrada de Lamarão, próximo a cidade de Serrinha e mais de oito ficaram feridas. O fato aconteceu por volta das 8 horas da manhã desta segunda-feira (18) envolvendo uma carreta e mais cinco veículos.

Segundo informações do radialista José Ferraz, a família saiu da cidade de Osasco (SP). A Polícia Rodoviária Federal e o corpo de bombeiros estão no local. O trânsito está congestionado na estrada sentido Serrinha/Feira de Santana.Cinco pessoas das cidade de Tucano e Euclides da Cunha, deram entrada no Hospital Municipal de Serrinha. As vítimas ainda não foram identificadas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Bancos abrirão mais cedo em Serrinha durante horário de verão


As três agências bancárias de Serrinha (Caixa Econômica, Banco do Brasil e Bradesco) abrirão e fecharão uma hora mais cedo a partir desta segunda-feira (18) por conta do horário de verão. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a medida tem como objetivo favorecer o funcionamento do serviço de compensação.

Além da Bahia, os bancos também terão horário alterado no Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, onde não é instituído o horário de verão.

O horário de verão entrou em vigor neste domingo (17) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

I EXPORPETI de Serrinha, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, na Praça Morena Bela.

As crianças e adolescentes -que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)- apresentam seus talentos na I EXPORPETI de Serrinha, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, na Praça Morena Bela.

A Exposição será um momento de valorização da diversidade cultural e socialização dos trabalhos construídos pelos beneficiários do PETI. Artesanato, teatro, stands, brincadeiras, reisado, samba de roda, bumba-meu-boi e muita animação fazem parte da programação.

A abertura do evento será no dia 28 de outubro, às 14h e contará com a presença de diversas autoridades do município. Em seguida, será apresentado um vídeo com histórico do PETI em Serrinha e Palestra sobre “ As diversas formas de violência”. A partir das 18h, iniciam as apresentações culturais.

No dia 29 de outubro, durante todo o dia serão promovidas oficinas, pau-de-fita, visita aos stands, apresentação cultural dos Educadores Sociais do PETI e muito mais. O enecerramento ficará por conta do samba de roda do Grupo Cultural Pavão Dourado.

Participe!!

I EXPORPETI DE SERRINHA
Quando: 28 de outubro, a partir das 14h / 29 de outubro, a partir das 8h.
Onde: Praça Morena Bela

Inscrição para concurso de professor do estado começa nesta sexta-feira

As inscrições prosseguem até o dia 5 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa . As provas estão previstas para ocorrer em janeiro próximo e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011. Faça aqui sua inscrição.

As inscrições prosseguem até o dia 5 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa . As provas estão previstas para ocorrer em janeiro próximo e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011. Faça aqui sua inscrição.

Começa nesta sexta-feira (15) a inscrição para concurso público promovido pela Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), para o preenchimento de 3,2 mil vagas de professor da rede pública estadual. Para se inscrever, o interessado deve acessar o
site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, responsável pela organização do certame, e preencher o formulário de inscrição.



CLIQUE AQUI e faça sua inscrição


De acordo com a Agência do Comunicação do Estado (Agecom) as inscrições prosseguem até o dia 5 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70. As provas estão previstas para ocorrer em janeiro próximo e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.
As vagas são para 20 horas semanais, com salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade de classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34. Para participar do concurso é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo. No ato da inscrição, os candidatos terão que optar por uma das disciplinas previstas para cada grupo de municípios que compõem os pólos das 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Secretaria da Educação.

O processo seletivo será composto de três etapas: provas objetivas, discursiva e avaliação de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 de conhecimentos específicos, mais a prova discursiva. As provas terão caráter eliminatório e classificatório.

Os conteúdos necessários para as provas e mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 7 de outubro, e disponível também no
portal do servidor e no site do Cespe/UNB.

Uefs começa inscrição para o vestibular 2011.1 a partir desta sexta-feira

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve para o vestibular 2011.1 a partir desta sexta-feira (15) até 08 de novembro. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet.

Para este vestibular, a novidade é a oferta de três novos cursos - Licenciatura em Química (30 vagas por semestre), Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (40 vagas por semestre) e Licenciatura em Música (20 vagas por semestre).

O valor da inscrição custa R$ 80. Mais uma vez, a Uefs ofereceu isenções da taxa, no total 2.500, para candidatos egressos da rede pública de ensino. Os beneficiados devem confirmar a inscrição no vestibular até 7 de novembro.

As provas do vestibular serão aplicadas entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Haverá segunda fase no vestibular exclusivamente para o curso de Licenciatura em Música, prevista para os dias 14 a 17 de fevereiro. Os aprovados na primeira fase serão submetidos a testes de habilidades específicas.

Estão sendo oferecidas 875 vagas para o primeiro semestre e mais duas vagas a mais para cada curso reservadas para grupos indígenas e quilombolas, oriundos de escolas públicas. Os candidatos devem acessar e ler o edital do vestibular, disponível na internet.


Fonte: http://www.interiordabahia.com.br/p_educacao/11411.html

Serrinha promove I Censo Cultural



A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está realizando, até o dia 20 de novembro, o censo cultural “Diga quem você é”. A intenção é mostrar a existência do verdadeiro artista regional.
Através desse projeto, nosso Departamento de Cultura pretende conhecer e cadastrar músicos, atores, produtores, associações e pessoas ligadas à cultura na região sisaleira.
Atenção aos critérios para cadastramento:
1. Movimentos culturais e grupos artísticos com pelo menos dois anos de atuação na área
2. Histórico reconhecido e comprovado (fotos, registros de trabalhos em documentos)
3. Beneficio à sociedade através de trabalhos sociais (promoção de atividades artístico culturais a mais de dois anos)Os formulários poderão ser preenchidos no Departamento de Cultura (Secretária de Educação). Contato: 3261-8313 ou 9175-3608. Para zona rural é necessário um agendamento prévio via telefone. Os agentes irão realizar as visitas para cadastramento todas as terças e quartas-feiras de cada semana.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

1º Concurso de Bandas e Fanfarras de Serrinha

A Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia-LICBAMBA realiza o 1º Concurso de Bandas e Fanfarras em Serrinha. O evento tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pelas fanfarras, além de, promover o resgate dos desfiles cívicos e o despertar dos talentos na região sisaleira.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 20 fanfarras se apresentem na Praça Morena Bela para uma comissão formada por vinte jurados que irão avaliar a performance dos músicos instrumentistas dentro dos requisitos pré estabelecidos pela LICBAMBA.

O concurso será realizado no dia 24 de outubro, a partir das 13 horas, na Morena Bela. Contamos com a presença das autoridades locais e da população em geral. Essa é uma grande oportunidade de conhecer melhor o trabalho das bandas de fanfarra e valorizar nossos artistas regionais. Participe!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Concurso de Fotografias amadora| Por que amar Serrinha?

Clique na foto para ampliar



Envie suas fotos para comunidadeserrinha@gmail.com

UNEB prorroga inscrições para o Vestibular 2011 até dia 24

As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro.
Em razão da greve bancária, a UNEB prorrogou o prazo de inscrições para o Vestibular 2011. Os candidatos agora têm até o dia 24 de outubro para garantir a participação em um dos maiores processos seletivos universitários do país. Estão sendo oferecidas 4.701 vagas para 135 opções de cursos nas modalidades presencial e a distância, sediados nos 24 campi da universidade (capital mais 23 municípios baianos) e polos de EaD.

O pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, lembra que, durante a paralisação nos bancos, o pagamento do boleto bancário da inscrição pode ser efetuado em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou internet banking (até a segunda-feira, dia 25). As inscrições continuam sendo realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do site www.vestibular.uneb.br. A taxa é de R$ 85.

Os candidatos isentos precisam efetivar normalmente a inscrição, utilizando o código gerado no pedido de isenção. A não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo. As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as cidades onde a universidade possui campus. Mais informações no site
www.uneb.br.

Barbárie em AL: Homem mata mulher e diz ter comido coração fritado no óleo



Policiais do 3º BPM, sediado em Arapiraca, prenderam na manhã deste sábado (09), na cidade de Craíbas, José Jorge da Silva, 25 anos, acusado de matar a companheira, a moradora de rua Patrícia Vicente da Silva, de 24.

O crime ocorreu no dia 21 de setembro, e chocou a população pela brutalidade.



À época, a polícia afirmou que Patrícia foi morta a golpes de faca dentro de um galpão abandonado às margens da AL 200, no bairro Brasiliana, em Arapiraca.



A jovem foi esfaqueada, teve o abdome aberto, orelhas cortadas, vísceras expostas e o coração arrancado. O assassino ainda escreveu na parede com sangue a expressão X-9, que significa delator.

De acordo com a PM, José Jorge foi preso nas imediações do Terminal Rodoviário de Caraíbas depois de circular pela cidade se vangloriando do brutal assassinato da companheira. No dia do crime, o lavador de carros teria colocado órgãos da vítima em uma bolsa e ‘desfilado’ pela cidade relatando detalhes macabros do crime.

O ‘orgulho’ com o qual José Jorge narrou o crime chamou a atenção de populares, que acionaram a polícia. O acusado foi detido e conduzido à Central de Polícia Civil em Arapiraca.

Ele teria cozinhado e comido o coração da vítima

A reportagem teve acesso à cela onde José Jorge da Silva se encontra, na Central de Policia de Arapiraca e lá ele descreveu como tudo aconteceu.

Segundo José Jorge, no inicio da noite do crime, ele e sua companheira bebiam juntos, quando se iniciou uma discussão referente a uma traição que a vitima teria cometido contra ele.

O acusado pediu para que ela evitasse falar sobre o assunto e em meio a discussão, ele a ameaçou de morte e foi então que José Jorge disse que perdeu a cabeça e com a faca que tinha no local, golpeou a namorada várias vezes, depois ele confessou que arrancou o coração dela.

O mais escabroso é que José Jorge disse à reportagem que após ter fugido para Palmeira dos Índios, ele cozinhou o coração da vitima com óleo e comeu juntamente com outro morador de rua, fato este que ele relatou com espantosa tranqüilidade.

Perguntado se estava arrependido do que fez, ele disse que não. “Ela morreu porque mereceu, disse que o outro cara era melhor que eu, isso não aceitei e acabei com a vida dela”, contou ele.

Com informações de portais de Alagoas

domingo, 10 de outubro de 2010

Serrinha: homem morre afogado no Bairro dos 13

O trabalhador rural José Edmundo Lima dos Santos, 53 anos, morreu afogado dentro de um açude, conhecido como “tanque de Aloísio”, em uma fazenda localizada na Avenida Getúlio Vargas, Bairro dos 13, área periférica de Serrinha.

A morte de Edmundo aconteceu na manhã de sábado, 9, por volta das 8h30m. Segundo informações de populares, a vítima que estava fazendo uso de bebida alcoólica, resolveu mergulhar no açude de águas turvas ignorando o alerta dos amigos sobre o risco de afogamento. Uma das explicações para a morte é que ele tenha sofrido um mal súbito, sem ter tempo, sequer, de pedir socorro.

Familiares de Edmundo e uma equipe da Polícia Militar passaram a manhã e tarde de sábado à procura do corpo, tendo sido necessário, inclusive, acionar o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana para auxiliar nas buscas que foram encerradas às 18h.

Na manhã deste domingo, 10, um morador do local, Evandro Pereira dos Santos, viu o corpo boiando e chamou a polícia.

Os peritos da Polícia Técnica não encontraram, aparentemente, nenhum sinal de violência no corpo de Edmundo, mas o exame com as causas da morte deve ser concluído em 30 dias pelo IML de Feira de Santana, onde está sendo feita a autopsia.

O fato aconteceu no açude conhecido como “tanque de Aloísio” no Bairro dos 13Equipes da polícia civil e do DPT realizaram o levantamento cadavérico José Edmundo Lima dos Santos, 53 anos, estava se banhando no açudeO corpo de Edmundo foi encontrado na manhã deste domingo (10) por popularesOs peritos da Polícia Técnica não encontraram sinal de violência no corpo .
fonte: blog cleriston silva

Presídio de Serrinha: homem é preso com maconha, cocaína e crack no ânus

O ajudante de pedreiro, Nivaldo Brito de Jesus, 19 anos, residente na Avenida Teofilândia no Bairro da Cidade Nova, foi flagrado tentando entrar no Presídio de Segurança Máxima de Serrinha com quatro pacotes de 130 gramas de maconha, crack e cocaína envoltos em preservativos e introduzidos no ânus.

Agentes penitenciários encontraram a droga durante revista no jovem, que ia ao local para visitar o irmão, preso desde o ano passado. “Diante do comportamento estranho dele (nervoso), nós decidimos fazer uma averiguação minuciosa e detectamos a droga por meio do raio-X”, disse um agente penitenciário que pediu para não ser identificado.

O fato aconteceu por volta das 10h30m de sábado (09). A Polícia Militar foi acionada até o local. Nivaldo contou que a droga seria entregue a um presidiário que estava ameaçando seu irmão de morte caso o acordo não fosse cumprido.

Questionado pela equipe de reportagem da Rádio Continental, o acusado não informou o nome do preso nem como conseguiu a droga, disse apenas que recebeu uma ligação anônima na noite de sexta informando que o entorpecente estava debaixo de um banco na Praça Morena Bela. “A droga já estava pronta eu só tive o trabalho de colocar no ânus”, disse.

Nivaldo foi conduzido à delegacia local e devidamente autuado em flagrante por tráfico de drogas.


Fonte :blog cleriston silva

sábado, 9 de outubro de 2010

1º Concurso de Bandas e Fanfarras de Serrinha


A LICBAMBA – Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia realiza o 1º Concurso de Bandas e Fanfarras em Serrinha. O evento tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pelas fanfarras, além de, promover o resgate dos desfiles cívicos e o despertar dos talentos na região sisaleira.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 20 fanfarras se apresentem na Praça Morena Bela para uma comissão formada por vinte jurados que irão avaliar a performance dos músicos instrumentistas dentro dos requisitos pré estabelecidos pela LICBAMBA.

O concurso será realizado no dia 24 de outubro, a partir das 13 horas, na Morena Bela. Contamos com a presença das autoridades locais e da população em geral. Essa é uma grande oportunidade de conhecer melhor o trabalho das bandas de fanfarra e valorizar nossos artistas regionais. Participe!

HOJE É DIA DE TEATRO

A partir do dia 08 de outubro a Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer dá inicio ao projeto “Hoje é dia de teatro. A incrível viagem”.

Esse trabalho faz parte do projeto “Aluno em Cena”, que vai percorrer dezenas de comunidades levando música, teatro e cinema para crianças e adolescentes do município. A primeira comunidade a ser visitada é Arco Iris dia 13/10 e a última Sucupira dia 19/11.




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vacinação contra raiva é suspensa após morte de 217 cães e gatos


O Ministério da Saúde determinou nesta quinta-feira (7) que seja suspensa em todo o país, de forma preventiva, a vacinação de cães e gatos contra a raiva. A análise parcial de exames laboratoriais feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes de animais após a vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, as secretarias estaduais de Saúde notificaram 1.401 ocorrências graves envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.
Em nota divulgada nesta quinta, o Ministério diz que entre os efeitos que não estavam previstos e que foram constatados após a vacinação estão "hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração".
De acordo com o diretor de vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, apesar de os dados parciais não serem suficientes para afirmar a real causa das mortes, os óbitos estão associados à vacina, uma vez que os sintomas nos animais tiveram início em até 72 horas após a aplicação.

“Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem evidências de estudos controlados em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos”, disse Hage.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que está sendo analisada é a Rai-Pet, produzida pelo laboratório Biovet. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.
Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. O ministério da Saúde ainda tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque. Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.
Mortes registradas Os casos de mortes de animais após a vacinação ocorreram no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.

(As informações são do G1)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Saiba onde o EXPRESSO CIDADANIA atenderá no período de 13 a 15 de outubro


O Expresso Cidadania leva atendimento médico e odontológico aos serrinhenses que residem, preferencialmente, no campo,
percorrendo 51 comunidades e atendendo um total de 1.800 pessoas por mês.

CONFIRA A AGENDA


13 de outubro (quarta) - Drª Cláudia - Cruzeiro
14 de outubro (quinta) - Dr. Oscar - Matinha
15 de outubro (sexta) - Dr. Oscar - Alto de Fora

III Encontro de Crianças Especiais no dia 12 de outubro

Serrinha promove o III Encontro de Crianças Especiais no dia 12 de outubro, das 8h às 14h, na Praça Morena Bela. Shows, palhaços, mágicos, dança, karaokê, charretes, brincadeiras, parque de diversões farão a festa da criançada.

Colabore com brinquedos, doces, sorvetes, pipocas, cachorro quente, picolés e alegre ainda mais o Encontro.Entregue a sua doação na Secretaria da Igreja Católica e na Capela da sua comunidade. Para mais informações entre em contato através dos telefones 75 3261 2247 ou 9114 3222. Toda ajuda é bem vinda!


PARTICIPE! DOE UM SORRISO E UM ABRAÇO.


Realização: Projeto Sócio-Cultural Farol da Liberdade

Organização: Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Serrinha /Capene – Centro de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais

Parceiros: Secretaria de Desenvolvimento Social de Serrinha /Cáritas Paroquial

Primeira Copa da Amizade e Moto Show de Tanque Grande

A primeira Copa da Amizade e o Moto Show acontecem no dia 10 de outubro, a partir das 7:30 da manhã na comunidade de Tanque Grande.

O torneio de futebol será realizado durante dez domingos, com dois jogos na primeira rodada. As partidas de futebol serão disputadas em dois horários: o primeiro às 08 da manhã e o segundo às 10 horas.

O Moto Show tem inicio às11h, com uma passeata de motociclistas, shows acrobáticos (15h) e segue até as 18h, com apresentação musical de Paulinho dos Teclados, Estrela do Mar e Só Love.

Feriado no dia 11 de outubro : ponto facultativo

DECRETO 052/2010

A Prefeitura Municipal de Serrinha decreta ponto facultativo no dia 11 de outubro, próxima segunda, em razão do Feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro.Na oportunidade, antecipa para a mesma data o dia 15 de outubro que é dedicado a homenagear os Professores. Os serviços públicos essenciais, que não admitem interrupções, funcionam normalmente neste período

CONVITE PARA AS MULHERES


O Centro de Referência da Mulher Dandara promove Ação Global para toda população feminina no dia 20 de outubro. Durante todo o dia serão disponibilizados serviços de tratamento e prevenção em saúde, serviço social, beleza e bem estar.

As mulheres vão ter , gratuitamente, acesso a atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, nutrição, assistente social e informações sobre DST e AIDS. Para melhorar a autoestima o evento conta com cabeleireiro, manicure e pedicure, bem como massoterapia (massagem).

O Conselho Tutelar também estará presente. Serão promovidas atividades na brinquedoteca para as filhos participantes dos evento. Participe!

Quando: 20 de outubro de 2010, das 09h às 17h
Onde: Centro de Referência da Mulher Dandara – Rua Henrique de Menezes, 435 – Bomba ( ao lado do Colégio Samuel Nogueira)


Governo da Bahia abre concurso público para professor. Inscrições até 5 de novembro


O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração e de Educação, lançou nesta quarta-feira (06) edital para realização de concurso público para professor. São 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.

"O concurso vem reforçar a política de ampliação, estabilização e qualificação do quadro de professores nas escolas estaduais para assegurar aos estudantes o direito de aprender", afirma o Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto.

As vagas são para 20 horas semanais, com salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,32. Para participar do certame é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo

As inscrições estarão abertas no período de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela Internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Diferencial

O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por pólos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do pólo escolhido.

De acordo com a Superintendente de Pessoal da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz, "a medida visa conceder maior flexibilidade para o atendimento às demandas das escolas e também garantir um melhor aproveitamento do pessoal na rede".

Provas

As provas serão realizadas em todos os 32 municípios pólos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título.

Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva. As provas terão caráter eliminatório e classificatório .